Origem
A Pirâmide de Frank Bird surgiu nos Estados Unidos, na década de 60, quando o engenheiro Frank Bird desenvolveu um estudo muito importante para a segurança do trabalho com foco em mensurar e qualificar os riscos laborais. Ele avaliou quase dois milhões de acidentes em 297 companhias norte-americanas nesse período.
Mais porque esta pesquisa foi muito importante? O foco é ajudar os gestores a criar condições mais seguras de trabalho, de modo a impedir processos judiciais, multas, interdições e outros problemas relacionados a saúde e a segurança no trabalho.
A teoria
Bird, realizou uma série de entrevistas sobre essas eventualidades e formulou sua metodologia piramidal, inspirado na teoria de Heinrich. que, por sua vez, já tinha realizado estudos estáticos sobre contratempos industriais na década de 30.
Entre os anos de 1959 e 1966, Frank Bird dedicava-se a uma avaliação chamada Damage Control (Controle de Danos), na qual ele conversou com diversos gestores até reunir informações sobre 90 mil intercorrências.
Esse exame ajudou o pesquisador a construir os alicerces necessários para que ele elaborasse, em 1969, a doutrina que ficou conhecida como a Pirâmide de Bird. Nessa análise, o cientista conseguiu um número muito maior de informações sobre os desvios — 1,7 milhão de ocorrências foram avaliadas — do que naquele primeiro levantamento.
Depois disso, ele fez associações entre os dados e descobriu uma escala que relacionava tanto a periodicidade das emergências como a severidade de seus resultados.
Assim, ele chegou à proporção 1:10:30:600, utilizada na Pirâmide que leva seu sobrenome. Cada número representa uma informação diferente sobre as sequelas desses percalços. Note ainda que a sequência segue uma ordem crescente da esquerda para direita e de cima para baixo, ou seja, do topo para a base dessa figura geométrica. Veja:
1: número de mortes;
10: danos físicos leves;
30: danos materiais;
600: incidentes amenos.
Para aplicar na sua empresa esta teoria super importante na segurança do trabalho, no post abaixo disponibilizamos um dashboard para compilar estes dados e ter um direcionamento maior nos problemas da sua empresa.
Comments