Como já vimos no post "Modelo de ficha de EPI" o EPI tem grande importância no trabalho e sua disponibilização e seu uso é obrigatório, no post de hoje vamos disponibilizar um modelo de planilha para controle de EPI, manter o controle do estoque de EPI em uma obra por exemplo é essencial, pois a falta do mesmo para serviços específicos pode causar grandes dores de cabeça e atrasos nas execução da obra. Tudo que não queremos, né?
O modelo é bem simples, conta com campo para preenchimento do nome técnico do EPI, um campo para por dois itens importantíssimos quando se refere a EPI o C.A e a VALIDADE deste C.A. com formulas que alertam a validade, os campos de entrada e saída dos mesmos, o SALDO ATUAL, a porcentagem baseada no estoque ideal e o ESTOQUE IDEAL, e um campo para controle de USO POR ÁREA, com gráficos em outra tela.
Como de costume vamos fazer um passo a passo de como utilizar esta planilha e configurar para sua realidade.
Primeiramente precisamos baixar a planilha, faça isso no link abaixo:
Após abrir a planilha o primeiro campo para preenchimento será o DESCRIÇÃO DOS EPI's, Deixei alguns modelo já preenchidos para compreensão, porem deve-se retira-los e adequar a realidade da sua empresa.
Após feito isso, recomendamos preencher o C.A dos EPI's para ter controle, o mesmo vem descrito na embalagem do EPI, gravado no corpo do mesmo ou em etiquetas, apos feito isso recomendamos verificar o prazo de validade do mesmo e preencher o campo seguinte, pois conforme informamos em outro post, comprar EPI vencido e fornecer para os colaboradores e passível de multa, para verificar a validade recomendamos o site https://consultaca.com/ , onde basta escrever o numero do C.A do EPI que ira abrir a tela com todas informações técnicas do EPI informado, inclusive a validade do mesmo. Este campo pode ser alterado para validade do EPI, que o fornecimento vencido é passível de multa.
Os campos a seguir são os que informa o estoque, conforme a quantidade de "ENTRADA DE EPI" e a "SAÍDA DE EPI". Ao fazer a contagem inicial do estoque e apos ao comprar novos EPIS basta preencher o campo "ENTRADA" em verde, e toda vez que algum colaborador retirar um EPI preencha o campo "SAIDA". Apos feito isso, precisamos definir um estoque ideal. Por exemplo NO ESTOQUE NÃO PODEMOS TER MENOS DE 10 LUVAS DE RASPA, na linha da luva de raspa coloque na coluna do estoque ideal o numero 10, que as formulas irão calcular a quantidade no estoque com o estoque ideal e aparecera um indicativo "OK" quando o estoque estiver atendendo a quantidade minima e "COMPRAR" toda vez que o numero no estoque estiver menos que o ideal, com a porcentagem ao lado para referir a quantos a mais tem e quantos a menos tem.
Ao lado vem o campo de uso por setores, e um bom indicativo para se verificar qual setor esta utilizando mais EPI e qual. Lembrando sempre que este campo pode ser alterado para referir-se ao setores da sua empresa.
E clicando no ícone de gráfico acima do nome das áreas, você vai para a pagina onde se encontra os gráficos com as áreas referidas.
Todo a planilha é editável, ficando ao seu critério a edição conforme a necessidade da empresa.