O equipamento de proteção individual, são equipamentos de proteção essenciais para diversos trabalhos e um dos principais meio de evitar acidentes de trabalho.
Garantir seu fornecimento e seu uso e obrigação do empregador e utiliza-lo de maneira correta e para oque foi desenvolvido além de armazena-lo de forma correta e obrigação do empregado.
O não fornecimento do mesmo além de expor os trabalhadores a diversos riscos e passível de multa pelos auditores fiscais. Porem não basta apenas fornece-lo o empregador precisa registrar a entrega para evitar dores de cabeça no futuro perante a justiça. O ideal e que cada trabalhador tenha sua ficha individual.
Neste post vamos disponibilizar um modelo simples de ficha de EPI e vamos mostrar como é fácil o preenchimento.
Para iniciarmos basta baixar o arquivo abaixo:
Logo de inicio vamos ter o cabeçalho, com campos para preenchimento de dados referentes a qualidade e colocar o logo da sua empresa, mais abaixo dados do colaborador para que se refere a ficha, NOME, ÁREA, FUNÇÃO e DATA DE ADMISSÃO, porem caso seja um terceiro pode alterar a data de admissão por exemplo para NOME DA EMPRESA, ou modificar e/ou adicionar mais campos como RG e outros dados.
Mais abaixo vem a responsabilidade e a data do recebimento da ficha e a assinatura do colaborador a que se refere a ficha, um ponto importante e ter uma OS - Ordem de serviço conforme NR-01 e a partir dela definir quais EPIs o colaborador ira necessitar para sua atividade.
No corpo do documento vem dados sobre o EPI a quantidade fornecida, o numero de C.A, a data de entrega e o mais importante a assinatura do colaborador confirmado que o mesmo recebeu o equipamento.
Lembrando que os EPIs fornecidos tem que estar com o C.A validos.
Uma ficha simples porem totalmente funcional para o dia-a-dia da construção civil ou ate mesmo no ambiente fabril.